domingo, julho 18, 2010

O Radio Antigo


RADIO TUPI -
A MAIS PODEROSA EMISSORA PAULISTA.
FALANDO DO ALTO DO SUMARÉ















Manoel de Nobrega um dos grandes destaques da Tupi nos anos 1940, inicio dos anos 1950, fazia muito sucesso ao lado de Aloisio Silva Araujo no programa cadeira de barbeiro todos os dias as 12 horas. A direita outro grande sucesso pelas amnhã de domingo. O Clube Papai Noel, apresentado por Homero Silva, com a participação de Sonia Maria Dorce, a garota prodigio. (Na foto Nobrega está com a cantora Edith Veiga)

Grande Jornal Falado Tupi
Corifeu de Azevedo Marques
Menos de um ano depois da estreia do “Repórter Esso”, entrava no ar, no dia 3 de abril de 1942, o programa “Grande Jornal Falado Tupi”. A apresentação era de Corifeu de Azevedo Marques.
Os programas são considerados pioneiros porque, anos mais tarde, tiveram de competir com a chegada da televisão. .
Sobre Corifeu
Corifeu de Azevedo Marques (20 de maio de 1907 — 29 de agosto de 1965) foi um expoente jornalista brasileiro da primeira metade do século XX, e importante militante e dirigente do Partido Comunista Brasileiro nos anos 1930, eleito para o seu Bureau Político durante a Conferência Nacional ocorrida em janeiro de 1934. Desenvolveu uma carreira de radialista no "O Grande Jornal Falado Tupi", como também atuou na "Rádio Tupi", "Diário Associados" e na "Rádio Difusora".

RADIO CRUZEIRO DO SUL - PR E 6

Uma das primeiras emissoras do Brasil, a segunda em São Paulo, tem um brilhante passado, parece que, com a sua irmã de organização dos tempos idos, a ex Kosmos, hoje América, tem um mau fato.Também organizou carnavais de completo êxito, prestigiando os festejos de momo.Nasceu entre fins de 1924 e principio de 1925. Pode se dizer que é a segunda emissora paulista porque a São Paulo nasceu e desapareceu, tornando-se nova faze.A Cruzeiro do Sul rompeu as ondas paulistas, depois da radio Educadora Paulista a pioneira cujos prefixos usado hoje pela Radio Gazeta da São Paulo , antecedendo -se a Record, que nasceu em 1925. SQ-BO, o primeiro prefixo Da hoje emissora de Piratininga, que, por pouco tempo encerrou suas atividades. Surgiu novamente com o nome de radio Cruzeiro do Sul, homenageando a nossa constelação, com o prefixo PER.No seu auditório com Ariovaldo Pires, ”Capitão Furtado” apresentando o primeiro programa de calouros de São Paulo e, possivelmente do país.Nas temporadas artísticas, Nos seus programas e, principalmente, no setor esportivo, ocupou, durante varias fazes, a primazia do radio de São Paulo. Teve exclusivamente nas emissoras do nosso principal campo de futebol, o do Palestra Itália, hoje Palmeiras. As concorrentes reagiram e conseguiram torres ao lado do Parque Antártica. Jorge Amaral, foi um dos seus mais brilhantes cronistas esportivos. Fez época.Foi sucedido por Gagliano Neto que , em 1938 transmitiu para o Brasil os prélios do campeonato mundial disputado na França pela radio cruzeiro do Sul. Passou por má fase, surgindo na sua direção o atual (1954) deputado Cid Franco, que há anos vinha mantendo o programa o “programa dos bairros” e o “programa dos livros”, muito fez pela recuperação da emissora já então na praça do Patriarca. Artes Populares, inclusive a momentosa questão do divorcio, foram transmitidos. Mas, a PR-6 como a sua companheira a Kosmos, depois América foi caindo e também se mudou de nome: é hoje a emissora de Piratininga. Mas, todos os ouvintes esperam, confiantes, uma nova reação da PR-6, que não pode e não deve ficar nessa situação, tendo em vista seus airosos antecedentes.
Foi sucedido por Gagliano Neto (foto) que , em 1938 transmitiu para o Brasil os prélios do campeonato mundial disputado na França pela radio cruzeiro do Sul. Passou por má fase, surgindo na sua direção o atual (1954) deputado Cid Franco, que a anos vinha mantendo o programa o “programa dos bairros” e o “programa dos livros”, muito fes pela recuperação da emissora já então na praça do Patriarca. Artes Populares, inclusive a momentosa questão do divorcio, foram transmitidos. Mas, a PR-6 como a sua companheira a Kosmos,depois América foi caindo e também mudou-se de nome: é hoje a emissora de Piratininga. Mas, todos os ouvintes esperam, confiantes, uma nova reação da PR-6, que não pode e não deve ficar nessa situação, tendo em vista seus airosos antecedentes.

A foto mostra Blota Junior e Vicente Leporace no viaduto do chá, a caminho da praça do Patriarca, onde ficava a emissora que trabalhavam, a radio Cruzeiro do Sul. Nos anos 1950, a radio passou a se chamar Radio Piratininga, Nessa época trabalhavam Salomão Esper e Chico Carretel.Já nos anos 1970, A Piratininga estava com seu estudio na rua 24 de maio, seu nome maior era Ferreira Martins, com um programa musical e variedades, em seguida Wilson Brasil apresentava um programa de perguntas e respostas sempre com uma musica tocando enquanto os ouvintes tentavam descobrir a resposta. Naquela mesma decada a Radio Piratininga foi fechada pelo governo militar.


PRB-9 RADIO RECORD "A MAIOR"




PRH-9 RADIO BANDEIRANTES - A MAIS POPULAR EMISSORA PAULISTA













Angelo Salton, um dos proprietários da Vinícola Salton tambem prestigiou bastante a programação do radio.


A RADIO BANDEIRANTES era uma emissora bastante musical que chegou a ter mais de duas orquestras em suas programações musicais que lotavam seu auditório. Era considerada a mais popular emissora de São Paulo, fazia parte das emissoras unidas sendo uma das irmãs mais jovens da radio Record a pioneira do conglomerado de emissoras unidas, que eram formadas por Paulo Machado de Carvalho. Record, Pan-americana, São Paulo, Excelsior, Difusora Hora certa de Santo Amaro.

Em 1947 a radio bandeirantes foi vendida ao governador de São Paulo Aghemar de Barros, que depois repassou a seu genro João Jorge Saad, que administrou com sucesso e a levou a ser a emissora sempre nos primeiros postos da preferência dos ouvintes.
A partir de 1955 teve uma grande transformação com o projeto RB em 1955, Já tinha as transmissões esportivas e um forte Jornalismo, mas em 1957 já pensando na copa do mundo contratou Pedro Luiz e Mario Moraes, e na copa da Suécia com som local passou a ser a emissora mais ouvida liderando por décadas as transmissões esportivas.



O Conhaque Palhinha sempre patrocinou programas de radio. No inicio dos anos 1950, ele foi o patrocinador de um programa esportivo na radio pan-americana, apos a jornada esportiva dominical. Palhinha filmando a rodada apresentada pelo inventos do Plantão Esportivo Narciso Vernizzi.


Foto site - www.miltonneves.com.br
Raul Tabajara, locutor esportivo e também repórter de campo no inicio dos anos 1950 na radio pan-americana. Que ia ao Pacaembu o, via sentado num banquinho com microfone na mão dando o recado nas transmissões de Pedro Luiz.
Quando veio a TV Record em 1953, ele foi guindado a transmitir as partidas ao lado de Paulo Planet Buarque. Tabajara praticamente conversava com o telespectador. “Ta gostando do jogo amigo telespectador, dizia ele durante a transmissão. Não era de ficar gritando gol como se fosse um locutor de radio. Oh Santo Cristo, dizia ele quando havia uma jogada violenta. Ou então que maravilha!
No dia 17 de Abril de 1978, Raul Tabajara se preparava para ir ao enterro do seu ex colega de emissoras unidas Vicente Leporace, quando se sentiu mal e veio a falecer.






Branca Ribeiro tambem era destaque do radio paulista que a emprestou a TV de onde ela jamais saiu. Branca deixou saudade.


































































































































































Nenhum comentário: