quinta-feira, abril 29, 2010

Charles Chaplin

Charles Chaplin


Charles Chaplin em 1920 Aqui como executivo


Cineasta e ator inglês, nasceu em 6 de abril de 1889, em Londres. Charles Spencer Chaplin nasce em Londres. Filho de atores fica órfão de pai cedo e passa a infância em orfanatos.

Chaplin, então com 7 anos, foi admitido em um orfanato inglês em 18 de junho de 1896. A viagem de 19 quilometros que empreendeu até lá, em uma carroça, marcou o fim da vida razoavelmente boa que tinha com a mãe.

Com apenas 7 anos de idade o menino Charles foi levado em uma carroça até um orfanato, trajeto percorrido em 1896 foi tão marcante que, anos depois, já aclamado como um dos maiores comediantes da historia do cinema, Chaplin inspirou-se na lembrança para a criação de cenas clássicas de seus filmes.


Basta observar o momento em que a jovem que acabara de ficar órfiniciando a angustiante fase em que viveu separado da Hannah e do meio-irmão mais velho Sydney. Aquele ã (Paulette Goddard) em tempos modernos é carregada em uma carroça , assim como o menino de O Garoto, arrastado de mesma forma.
O casamento dos pais acabou sendo o ponto de partida para seus biografos mostrar como Chaplin transformou a tragédia pessoal em comedia.
Seu ponto de partida era encontrar, nos mais de 80 filmes (entre longas e curtas) realizados por Chaplin, ecos de sua infância terrível.


Filho de artistas que logo entraram em decadência (Hannah, enlouquecida, teve de se separar dos filhos por conta da extrema miséria enquanto o pai, Charles Chaplin Sr, definhou por conta do alcoolismo, o comediante, no entender de Weissman, transformou tragédias pessoais em comedia universal.
“E as tristes lembranças de orfanatos, onde teve a cabeça raspada para evitar piolho, podem sido fonte para a maravilhosa cena do circo de pulgas que marcou a volta do palhaço Calvero, em Luzes da Ribalta”, completa o psicanalista americano Stephen Weissman, que estudou durante anos a vida e obra do comediante para escrever Chaplin – Uma Vida.
A familia reunida. Charles Chaplin com a esposa Oona e seis filhos que teve com ela que foi seu quarto casamento. Todos com um exemplar do livro que Chaplin escreveu sobre sua vida. Dos outros três casamentos Chaplin teve mais quatro filhos.

Claro que ele não deixa de lado, especialmente a teoria sobe a mente cômica funcionar como caldeirão do id que, de forma automática, transforma medos infantis em brincadeiras inocentes, cuspidas periodicamente pelo inconsciente. Mas, diferente da grande maioria dos mortais, Chaplin exibia um talento incomum para realizar tal processo.
Em 1915 cria na comédia O Vagabundo seu mais famoso personagem: o vagabundo Carlitos, de bengala, chapéu-de-coco e calças.
Tem uma vida sentimental intensa – casa-se quatro vezes, as três primeiras com estrelas do cinema. Com 54 anos, conhece a filha do teatrólogo irlandês Eugene O''Neill, Oona, de 18 anos, que se torna sua quarta mulher e com quem vive até o fim da vida, tendo seis filhos.
Muita coisa triste surgiu na vida de Chaplin. Sua mãe morreu de sífilis contraída quando ela estava na África.
Hannah Chaplin, mãe do comediante, rende-se a sedução de um suposto milionário e o acompanhou para a África di Sul. Lá, descobriu que fora enganada e, alem de contrair sífilis, foi obrigada a se prostituir



A noticia, quando divulgada, despertou a ira dos descendentes de Chaplin. Geraldine, a filha mais velha, ameaçou processar Weissman que divulgou depois da pesquisa que fez para seu livro. Mas a farta documentação convenceu os herdeiros que a visão edulcorada da mãe, apresentada pelo comediante em sua autobiografia “Minha Vida”. Essa biografia de Chaplin não passava de uma homenagem, afinal sua mãe mesmo abalada pela miséria e pelos efeitos dolorosos da doença (sentia longas e terríveis dores de cabeça), Hannah percebia no filho caçula um talento incomum. Um dia seu biografo Weissman virá ao Brasil dar palestras sobre o que já escreveu sobre Chaplin então muita coisa ainda não revelada virá a tona. Charles Chaplin faleceu em 25 de dezembro de 1977.
Fonte: Jornal O estado de São Paulo. Ubiratan Brasil.
Fotos do Jornal e do Google.



























































Nenhum comentário: